Cloud computing mercado para 2014

Cloud computing mercado para 2014. As primeiras novidades da próxima geração de cloud já estão chegando ao Brasil.

O mercado mundial de cloud computing está cada vez mais orientado a entregar soluções completas com o serviço.

Desde aplicações já conhecidas como o serviço de e-mail e até estruturas mais complexas de “Backup as a Service” e “Business Continuity as a Service”. No Brasil já chegaram as primeiras novidades da próxima geração de cloud, que é como está sendo chamado o data center definido por software, mudando o paradigma de consumo dos serviços na nuvem. A nova tecnologia dará ao cliente total controle e autonomia sobre todo o ambiente de data center.

Em 2014 será possível contratar um data center completo na nuvem e compor um pacote de serviços misturando mais de um fornecedor, isso mesmo, até hoje conhecemos serviços de nuvem que amarram o cliente ao mesmo fornecedor. No decorrer do novo ano já estarão disponíveis os data centers definidos por software onde o cliente pode optar por criar soluções híbridas e aproveitar o que há de melhor em cada fornecedor, inclusive preço. Será possível, por exemplo, contratar recursos de processamento, memória e disco de um fornecedor, backup de outro, licenciamento de outro, monitoração de outro e até fazer a redundância dos serviços com outro fornecedor dentro ou fora do Brasil. O ano será marcado pela nuvem corporativa versátil, robusta e totalmente consumida como um serviço.

As indústrias de serviços de saúde, automotiva e de hardware, devem continuar liderando como os setores que mais impulsionam o modelo de cloud computing. A antiga carência por tecnologias em alguns setores da economia fez com que algumas âncoras destes segmentos adotassem mais rapidamente estes serviços. Quando este movimento acontece, há uma rápida adoção por parte das empresas seguidoras. Outro fator é a agilidade proporcionada pelo modelo cloud computing que é sinônimo de agilidade, acesso a serviços sofisticados e custos reduzidos.

O que provavelmente irá movimentar esse mercado é o crescente interesse do governo para a adoção de tecnologias de cloud. Apesar das dificuldades que o governo historicamente tem para fazer qualquer tipo de compra, existe hoje um número expressivo de editais publicados diariamente voltados para serviços na nuvem. Já notamos um ganho muito grande na agilidade com que determinados serviços são disponibilizados e há uma tendência muito positiva para caminharmos para a desburocratização de alguns serviços públicos.

O crescimento do VMWare, gigante do segmento de serviços, continuará avançando a passos firmes para o conceito de data center definido por software, justificando ainda mais os cerca de 80% de market share mundial de virtualização, bem como o recente título de estar entre as 3 empresas mais inovadoras do mundo. Junto com esta evolução tecnológica, no Brasil continuará se destacando o vCloud Prime, uma solução definitiva para uso de Data Center sob demanda completamente adequada aos padrões brasileiros de atendimento, suporte e comercial.

O efeito nuvem manterá a evolução rapida em pouco tempo no mundo e os CIOs precisam se enquadar nesse avanço e buscar os aplicativos que necessitam para aperfeiçoar a realidade das empresas mundiais na tecnologia em nuvem, para não ficarem desatualizados e distantes das inovações. Os investimentos de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são neste novo ano a grande possibilidade de o Brasil se tornar um centro de excelência em tecnologia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *