Bom atendimento é essencial

Bom atendimento é essencial. Há algum tempo, um assunto tem me incomodado bastante: O ATENDIMENTO. Parece óbvio que todo estabelecimento comercial, setores públicos ou privados, sejam eles de qualquer ramo devem ter, no mínimo, um atendimento bom. Mas o que parece óbvio para mim, não é para a maioria dos profissionais, neste caso, não posso chamar de profissionais, mas sim de “empregados”, este termo utilizarei para definir pessoas sem compromisso com sua profissão, empresa em que atua etc.

Pois bem, diante desses empregados, a sensação que temos como cliente é que, ao entrar em uma loja e comprar, estamos fazendo um favor aos vendedores, quando entramos em uma repartição pública seja ela municipal, estadual ou federal, somos atendidos por empregados de mau humor, a impressão que deixam é “Acabou meu sossego, lá vem mais um me perturbar com besteiras”.

Nisto consiste minha angústia. Por que algo que é tão simples e faz bem à alma e ao nosso dia a dia tem se tornado uma preocupação para os empresários que estão buscando incansavelmente por treinamentos para que seus funcionários atendam de maneira satisfatória os clientes?

Uma pesquisa realizada informa que 97% das empresas não conseguem satisfazer mais de 60% de seus clientes.

Acredito na premissa de que trabalhar por dinheiro não é tudo, mas também dizer que o mesmo não é fundamental é mentira. Mas quando busco uma oportunidade no mercado de trabalho, tenho que estar disposto às regras deste e uma delas é ATENDER O CLIENTE COMO SE ESTE FOSSE O ÚNICO! Se não gosto do emprego, da profissão que exerço, tenho que ter dignidade e coragem para ir à busca do melhor e não ficar trabalhando obrigado, e causando prejuízo onde estou atuando.

Pois, um mau atendimento leva uma empresa à ruína. Um cliente mal atendido nunca mais volta e ainda propaga para seu círculo de relacionamento que determinado estabelecimento não presta.

Portanto, para aqueles que buscam fazer a diferença e serem realmente profissionais de sucesso, seguem, abaixo, algumas dicas de como atender e o que o cliente espera de um bom atendimento.

Dicas para um bom atendimento

1. Chame cada cliente pelo nome;
2. Escute o que cada cliente tem a dizer;
3. Preocupe-se com cada cliente como indivíduo;
4. Seja cortês com cada cliente;
6. Conheça o histórico pessoal de compras de cada cliente, bem como suas motivações;
7. Dispense o tempo necessário a cada cliente;
8. Envolva os clientes em seus negócios. Solicite conselhos e sugestões;
9. Faça os clientes sentirem-se importantes. Cumprimente-os;
10. Primeiro, ouça para compreender o cliente. Depois, fale de maneira que ele possa compreendê-lo.

O que o cliente espera de um atendimento

1. Em primeiro lugar, os clientes esperam que os profissionais que o atendam se comprometam a ajudá-los a atingir seus objetivos;
2. Em segundo, esperam obter sugestões e propostas de melhorias em suas atividades e seus processos;
3. Esperam também que o profissional de vendas não coloque seus interesses acima dos deles;
4. Que se mantenham comprometidos ao longo do tempo – ainda que não haja uma oportunidade imediata de venda ou de negócio;
5. E, finalmente, os clientes querem ter garantia de acesso e de atendimento sempre quando necessitarem.

Fonte: Portal Educação
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *