Compreenda seu cliente no atendimento

Compreenda seu cliente no atendimento. Com as vendas crescendo é muito importante que seu atendimento seja impecável para que você consiga captar o maior número de clientes possível.

Hoje vou focar em um momento muito importante da venda física, a sondagem. Para quem não conhece, a sondagem é o momento posterior à abordagem e é a hora que o vendedor precisa identificar a necessidade do cliente.

Nem sempre o cliente sabe o que quer, ou não consegue responder de forma que você entenda, por isso, preparei algumas dicas para que você possa desenvolver essa etapa com qualidade.

1- Faça perguntas certas

Mesmo o cliente não sabendo o que quer, ele ficará irritado se você quiser mostrar toda a loja sem um foco, por esse motivo suas perguntas terão que fazer o cliente dar dicas sobre o que ele realmente precisa.

Faça perguntas sobre as experiências que o cliente teve e que o levou a ir a sua empresa. Pegando como exemplo uma loja de tênis esportivos, pergunte se o cliente quer um tênis para praticar algum tipo de esporte específico. Imagine que o cliente falou que quer correr, pergunte quantas vezes ele irá fazer isso por semana e se ele é amador ou profissional.

Perguntas desse tipo podem levar você a achar o produto ideal para o cliente e economizar o tempo em que ele fica pensando no que escolher.

2- Conheça muito bem o seu produto

Não adianta você dominar a arte da venda se não conhecer bem os produtos com que trabalha. É preciso saber as características de cada produto e saber quais as necessidades que esses produtos podem atender. Assim você será completo e fechará negócio muito rápido.

3- Tenha um manual estruturado

Os vendedores que leram a dica anterior podem estar querendo me matar e pensando: “como eu vou saber tudo isso dos produtos da minha loja, são mais de 30 mil produtos”…

Para que eu não receba ameaças pelos comentários eu trouxe essa terceira dica, rs!

Sua empresa deve ter um catálogo que facilite a vida do vendedor, o catálogo deve estar integrado com as necessidades dos clientes e os produtos devem ser encontrados de forma simples.

Assim sua empresa estará bem preparada para atender bem a quantidade de clientes que o fim de ano trás.

Fonte: Blog Vida de um Empreendedor

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *