Gestão de Estoque

A importância do controle de estoque

Dentro de uma empresa, gerenciar o estoque pode ser uma tarefa complicada. O estoque é um item de grande importância pois uma vez que ele não esteja atualizado, o empresário pode perder vendas ou superlotar os almoxarifados. Para impedir que erros assim aconteçam, um software de gestão se torna uma alternativa viável

Dentro de uma empresa, gerenciar o estoque pode ser uma tarefa complicada. O estoque é um item de grande importância pois uma vez que ele não esteja atualizado, o empresário pode perder vendas ou superlotar os almoxarifados. Para impedir que erros assim aconteçam, um software de gestão se torna uma alternativa viável.

Quantidade: Saber quantos produtos há no estoque é um dos itens fundamentais. Todo empresário prioriza o bom atendimento e por isso, deve oferecer produtos e materiais ciente de que o estoque, está com a quantidade adequada de itens. Elencar as quantidades mínimas, bem como a rotatividades dos produtos possibilitam o controle na hora de adquirir novos produtos e auxiliam na redução de compras desnecessárias.

Demanda: A demanda é um dos itens que está intrinsecamente ligada a quantidade de produtos da empresa. Ao realizar o controle de estoque é possível emitir relatórios e avalia-los a fim de observar a sazonalidade de entrada e saída dos produtos, estabelecendo assim, as épocas corretas para atender altas e baixas demandas.

Pedidos e reservas: Os pedidos são muito importantes para o estoque. Poder gerenciar os pedidos de venda garantem ao empresário, maior assertividade no momento de abastecer o estoque. O ERP também permite elencar e priorizar determinados tipos de reservas com previsão futura de estoque e também efetua bloqueios automáticos de reservas que estão indisponíveis.

Inventários: É possível realizar o registro de movimentações e consulta dos inventários através do software de gestão. Com o correto lançamento e registro dos pedidos de venda e compras, o inventário de estoque é obtido automaticamente pelo sistema.

Desvios: É comum ocorrerem desvios no estoque. Sejam eles furtos ou perdas, ao realizar o controle do estoque é possível ter quantidades exatas e assertivas. Ao manter o estoque sempre atualizado, será mais fácil detectar esses tipos de entraves que tanto prejudicam as empresas.

Loja física e online: Quando o empresário possui dois tipos de lojas, física e online, o estoque pode apresentar dificuldades de controle quando compartilhado. Para evitar esse tipo de situação e otimizar ainda mais as vendas da empresa com segurança, o Sistema AVANTTS oferece a opção de integração com sua plataforma de e-commerce. Assim, a loja física oferta o mesmo produto da loja virtual e vice-versa. Uma vez que o produto seja vendido, o estoque é atualizado nas duas lojas em um único sistema, indisponibilizando o produto no outro canal caso o mesmo tenha se esgotado

Controle de estoque individual ou por número de série/patrimônio: Ao realizar esse tipo de controle com o Sistema AVANTTS, a empresa passa a evitar prejuízos, danos e furtos, pois os produtos ou equipamentos terão identificações que os diferenciam dos demais. Esse controle também permite consultar o histórico do produto ou equipamento para saber se encontram-se em garantia, qual o fluxo de locação e quando deverão ser realizadas novas manutenções.

Relatórios: O software também gera relatórios de diversos tipos. É possível filtrar determinados itens de forma individual ou em grupo para efetuar análises, bem como consultar todo o inventário da empresa.