CRM e ERP softwares que transformaram a vida das empresas

CRM e ERP softwares que transformaram a vida das empresas, duas siglas que chamam a atenção na gestão da empresa. Com computadores espalhados pelas empresas, esses dois tipos de software começaram a fazer a diferença.

O primeiro, o CRM, veio antes. A sigla quer dizer Customer Relationship Management. Algo como Gerenciamento das Relações com Clientes. A partir do uso do CRM, as empresas começaram a ganhar mais agilidade para atender os clientes. Entre outras coisas, um CRM é capaz de manter registros das atividades do clientes, o que torna mais fácil para os times de vendas identificar oportunidades. Hoje em dia, o CRM se tornou ferramenta quase obrigatória.

Mas, se o CRM mudou a maneira de fazer vendas e atender aos clientes, a outra sigla, o ERP, mudou o jeito de fazer negócios.

ERP quer dizer Enterprise Resource Planning. Algo como Ferrramenta de Planejamento Empresarial. Os ERPs começaram a surgir ainda na década de 90. No começo, é claro, eram sistemas mais simples. Mas a ideia básica já estava lá: controlar todos os setores de uma empresa a partir de um único software. A adoção dos ERPs ganhou impulso decisivo perto do ano 2000.

E a criação do Euro – a moeda europeia – foi decisiva. Para se adaptar ao Euro, centenas de empresas precisaram renovar seus sistemas e, nessa renovação, foi natural a adoção de ERPs para dar ainda mais agilidade aos processos administrativos.

Os ERPs atuais são softwares sofisticados, que ganharam a força da internet para se tornarem ainda mais eficazes. Mas, o processo de adoção de um ERP não é tarefa simples, mas, empresas que passam pelo processo de implementação depois de vencidos os primeiros obstáculos, o ERP muda a maneira como a empresa é administrada para melhor.

Fonte: Olhar Digital

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *