Empresas querem integrar ERP com mídias sociais

Empresas querem integrar ERP com mídias sociais. Estudo realizado pela IFS com 200 executivos aponta que 58% consideram a integração com mídia social fator importante para decisão de compra dos pacotes de gestão.

Empresas gostariam que os sistemas de gestão empresarial (ERP) oferecessem integração com mídia social. Um estudo que acaba de ser divulgado pela IFS revela que 54,8% dos participantes acreditam que esse será um fator importante na seleção dessa tecnologia no futuro.

O levantamento foi realizado em agosto último com mais de 200 executivos de médias e grandes companhias na América do Norte, com faturamento acima de US$ 50 milhões. Um estudo similar havia sido realizado pela mesma equipe em 2010.

O enterprise 2.0 é uma promessa relevante para o futuro dos ERPs, e os fabricantes de software de gestão precisarão oferecer ferramentas de mídias sociais aos seus usuários, para que estes possam trocar conhecimento e trabalhar de forma colaborativa.

De acordo com os dados coletados pelo estudo, o mercado define Enterprise 2.0 principalmente como um sistema para relacionamento com o cliente (CRM) e como forma de inteligência competitiva.

No CRM, o principal valor agregado que o Enterprise 2.0 oferece está relacionado ao rastreamento do comportamento do cliente e prospecção ativa. Em outras áreas, também há interesse, como para monitorar o que está sendo dito sobre a empresa e seus competidores, com o objetivo de usar a informação no marketing ou para propósitos de branding.

“Embora o interesse em conectar os sites externos de mídia social (como Facebook, Linkedin, etc.) ao ERP tenha diminuído levemente no estudo de 2013, comparado ao de 2010, todos os itens relacionados ao uso das tecnologias de mídias sociais cresceram”, afirma Walmir Cardoso, diretor da Latin IFS.

Dos entrevistados, 53,1% afirmaram que usam social media para rastrear o que está sendo dito sobre suas empresas e concorrentes (contra 37% em 2010). O levantamento revela que 40% adotam a ferramenta para monitora o perfil de potenciais clientes (29% em 2010) e 35,3% vinculam social com registros do cliente na empresa (20% em 2010).

“A pesquisa revelou interesse muito grande não somente em uso do social como ferramenta de marketing, mas sim em um ERP com soluções colaborativas, que permitem compartilhamento de conhecimento e mídia social como funcionalidade de comunicação”, explica Cardoso.

Fonte: Computerworld

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