Aliviando o estresse no ambiente de trabalho

Aliviando o estresse no ambiente de trabalho. Para não sofrer com esse mal, medidas simples podem ser tomadas, garantindo assim, saúde no seu dia a dia.

No dia 7 de abril é comemorado O Dia Mundial da Saúde. Um dos grandes pontos das campanhas para o ano de 2014 é um que muitas vezes é ignorado: o estresse no ambiente de trabalho.

O trabalhador precisa tomar cuidado com pequenas atitudes para não ser consumido pelo estresse do cotidiano e deixar sua saúde ser afetada. O trabalho pode diminuir a paciência e a calma das pessoas, mas algumas regrinhas básicas que podem ser seguidas para evitar preocupações e estresses.

Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, as pessoas não devem se sentir em uma prisão enquanto estão no trabalho. “Com esperteza, responsabilidade e mantendo um bom ritmo, é possível fazer com que o bem-estar seja preservado, sem que a sua vida pessoal seja prejudicada – assim como o seu rendimento profissional”, comenta.

1 – Entre no ritmo

“Escolha uma trilha sonora e garanta o bom humor para o dia. A música tem o poder de transformar os sentimentos, por pior que seja o seu dia. Ouvir uma música de que você gosta pode ajudar a aumentar o foco e a concentração no trabalho, e, além disso, deixa o clima mais leve”, diz Madalena.

2 – Reserve um tempo para alongar-se e descansar

Sempre que puder se levante e se alongue. Caminhar descalço por um ou dois minutos também pode ajudar. Confira se a sua cadeira está na posição correta , mantenha postura ereta e seus braços e ombros relaxados em frente ao computador. “Com o passar das horas, policie-se para manter as costas retas e o corpo virado para frente. Evite sentar sobre uma das pernas, pois isso reduz a circulação e pode chegar a causar dores”, explica Madalena.

Porém não só o corpo precisa de descanso, mas também os olhos. Tenha sua tela na altura do olhar faça pausa de cinco minutos de hora em hora.

3 – Tenha lanches saudáveis no escritório

Para não ficar com fome entre as refeições principais, e, ao mesmo tempo, não precisar interromper o trabalho, tenha sempre frutas, barrinhas de cereais, iogurte e sanduíches naturais ao seu lado. E lembre-se de não comer nada pesado demais no almoço, pois, diz Madalena, refeições pesadas podem causar sono. “A refeição na hora do almoço deve ser leve e completa. Evite alimentos gordurosos e, para sobremesa, a fruta é sempre uma boa escolha, mas o chocolate não é ‘proibido’ – as melhores opções são o meio amargo ou o amargo” completa.

4 – Não exagere no café

Madalena indica trocar café por chá-verde. “O chá, além de cafeína, contém L-teanina, substância que melhora as funções cognitivas e diminui o stress. Três xícaras por dia é a dose ideal”, comenta.

5 – Evite desesperar-se ou perder o controle

Caso mesmo assim estresse ou dores de cabeça aparecerem, mantenha a calma. Respire profundamente, faça uma pequena automassagem na cabeça, mude o foco da tensão, tire cinco minutos para meditar ou tomar um café – ou chá -, chame um amigo. “Passados esses minutos, o problema provavelmente vai parecer menor – e você, de cabeça menos quente, encontrará mais fácil uma solução para ele”.

6 – Não ignore o mundo lá fora

“Distrair-se é preciso. Entrar no Facebook por alguns instantes ou ler alguma matéria interessante, por exemplo, não irá afetar o seu desempenho. Só é preciso ter bom senso e não deixar o trabalho em segundo plano. Parar alguns minutos de manhã e à tarde ajudam a tornar o trabalho menos estressante”, comenta Madalena, que sugere 15 minutos para cuidados em relação à vida pessoal no começo da manhã e no fim da tarde, por exemplo. “Mas organize-se: se você não controlar o tempo, o estresse depois pode ser maior devido a pendências e cobranças”, conclui.

Fonte: Administradores

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *