Contratar consultor outsourcing é vantagem

Contratar consultor outsourcing é vantagem. A partir da experiência em outsourcing, especialistas podem ajudar as empresas a reduzir o tempo e os recursos necessários em todo o processo de contratação de um fornecedor.

No momento de escolher e contratar um prestador de serviços terceirizados de TI, muitas empresas têm recorrido à ajuda de especialistas em outsourcing. Esses profissionais prometem reduzir o tempo e o dinheiro gastos durante os processos de escolha do fornecedor, definição dos níveis de serviço e negociação de preços e de contratos. Os maiores diferenciais desses especialistas são a experiência que possuem, aliada a métodos de trabalho eficientes e ao conhecimento do mercado.

Entre os muitos os aspectos que podem ser otimizados por meio da atuação de profissionais especializados, que atuem como consultores, estão:

  • Condução da RFP (solicitação de proposta dos fornecedores): não há nada mais prejudicial e caro para uma empresa em processo de terceirização da TI do que uma RFP incompleta ou incompreensível. Criar solicitações de propostas que contemplem todas as necessidades e limitações do cliente é o que os consultores fazem de melhor. Não é elaboração, em si, que gera economia às empresas, mas sim a maior facilidade que ela gera aos prestadores de serviço na hora de realizar as tarefas e elaborar projetos.
  • Definição de valores: os profissionais que trabalham com consultoria de outsourcing têm acesso aos dados do mercado e às políticas de tarifação que cada fornecedor pratica. Assim, podem avaliar se o preço cobrado é abusivo ou revelar que o prestador de serviço não conseguirá atender todas as demandas do cliente.
  • Acesso à inovação: o método tradicional de avaliação de fornecedores, propostas e níveis de serviços é eficiente, mas, por outro lado, muito trabalhoso. No entanto, há uma série de inovações que podem ser aplicadas pelos consultores nesse processo de modo a diminuir o investimento em tempo e dinheiro dos CIOs no projeto.
  • Conhecimento de fornecedores: os gestores de TI conhecem todos os grandes prestadores de serviços, ao passo que os consultores têm conhecimento de players menores e altamente capacitados para realizar o trabalho solicitado pelo cliente.
  • Foco: estabelecer contratos de terceirização é uma das milhares tarefas de um CIO e, por isso, esse líder não tem como dedicar o tempo que seria necessário aos projetos de outsourcing. Nesse contexto, contratar um consultor voltado especificamente à condução dos processos de terceirização é de extrema importância.
  • Habilidade em negociação: gestores de TI estão acostumados a negociar com fornecedores, mas os consultores estudaram e foram treinados para tal. Um bom profissional desse ramo conhece todos os truques utilizados pelos prestadores de serviços para ganhar vantagens no estabelecimento de métricas de desempenho, avaliação de níveis de serviço, entre outros.