Infraestrutura e data center a prioridade dos CIOs

Infraestrutura e data center a prioridade dos CIOs. Infraestrutura e data center são as maiores prioridades dos CIOs brasileiros no atual momento, revela estudo do Gartner. Esse tema é o primeiro entre os dez principais da agenda dos gestores de TI para 2015 tanto no mercado local quanto nos demais países da América Latina. Já em termos globais, essa preocupação é a segunda da lista, atrás de BI/Analytics. Na região, a posição desses itens se inverte.

É a primeira vez nos últimos anos que infraestrutura e data center aparecem no topo da lista de prioridades dos líderes de TI do Brasil, traçada pelo Gartner. Além desse, aparecem entre os cinco primeiros itens pela ordem BI/Analytics, ERP (Sistema de Gestão Empresarial), Cloud Computing e Mobilidade.

Tanta preocupação com o ambiente de processamento das operações empresariais não é mera coincidência. Com a pressão das empresas por maior competitividade no mercado, data center inteligente e infraestrutura ágil são considerados vital pelo Gartner para aumentar a competitividade das companhias.

“A área de TI está se tornando cada vez mais crítica e estratégica para os negócios. Com essa exigência, o grande desafio dos CIOs é entregar infraestrutura confiável e eficiente, possibilitando mudanças de longo alcance”, explica Henrique Cecci, diretor de pesquisas e mercado de data center do Gartner Brasil. “Os líderes têm de fazer mais com menos e mostrar o valor da TI para os negócios”, afirma o analista.

Cecci observa que poderosas forças de TI estão criando oportunidades de negócios e a infraestrutura tem que estar pronta para as novas demandas. A área pode apoiar as companhias nos planos de redução de custos, sugerindo tecnologias emergentes como mobilidade, cloud computing, big data, social media e internet das coisas, pilares que o Gartner chama de “Nexos das Forças”.

Porém, os ambientes de processamento precisam ter eficiência energética, ser automatizados, oferecer contingência e ser baseados em tecnologias modernas SDN (Software-defined networking).

Conscientes dessa necessidade, os CIOs estão investindo pesadamente em infraestrutura e operações (I&O). Atualmente, a fatia de 57% do orçamento da TI é direcionada para essa área, segundo estudo do Gartner, tanto no Brasil quanto no exterior. De acordo com a consultoria, dos US$ 116 bilhões de investimentos com Tecnologia da Informação previstos para país em 2015, uma fatia US$ 65 bilhões será destinada à I&O.

Conferência de I&O

Para orientar os líderes de TI a investir nas tecnologias e na construção ambientes computacionais que atendam demandas dos novos tempos, o instituto de pesquisas promove entre 7 e 8 de abril, em São Paulo, a Conferência Gartner Data Center, Infraestrutura e Operações, que espera receber aproximadamente 800 visitantes durante os dois dias.

Cecci, que também é diretor de Pesquisa & Chairman da conferência, destaca que a edição deste ano foi montada para ajudar os gestores a buscar excelência operacional e prover de forma confiável serviços fundamentais de TI, melhorando ao mesmo tempo os níveis de produtividade e promovendo inovação.

Entre os temas que serão abordados no evento estão: cenário de TI no Brasil – desafios e oportunidades; implicações da agenda do CIO nas áreas de I&O; cenário de storage para os próximos cinco anos; e como alavancar os serviços de cloud e data center para transformar a organização em um negócio digital.

A proposta do Gartner é ensinar aos participantes como selecionar e priorizar iniciativas de I&O, controlando a volatilidade contínua, e desenvolvendo uma operação de TI de primeira classe, focada na entrega de maior valor para as áreas de negócio.

SERVIÇO

Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center
Dias 7 e 8 de abril de 2015 (Terça e Quarta-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559
Inscrições: Por e-mail [email protected], pelos telefones (011) 5632-3109 e 0800-7441440, ou pelo site oficial.

Fonte: IDGNow

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *