Pedidos que devem ser feitos ao CEO

Pedidos que devem ser feitos ao CEO. Contar com o apoio do presidente da empresa é fundamental para ter sucesso em algumas iniciativas. Este parece ser o momento ideal para CIOs sentarem-se com seus CEOs e pedirem ajuda. Em épocas de clima econômico confuso, líderes de TI têm uma grande oportunidade de envolver o presidente em uma conversa para a qual todos estão muito ocupados quando está tudo bem.

Abaixo, cinco solicitações que você deve aproveitar para fazer agora e possibilitar que TI ajude a empresa a alcançar, sustentar ou melhorar o desempenho desejado.

Caro CEO…

1. Revise as prioridades de negócios
Discuta a estratégia da companhia hoje – para curto e longo prazo – com o CIO e os outros executivos. Tendo isto claro, fica mais fácil alcançarmos as metas. Quando o objetivo está confuso, podemos acabar cortando custos em áreas que mais tarde descobriremos que eram estratégicas.

2. Use os gastos da unidade de TI como uma alavanca para o controle de custos
Enquanto o time executivo mapeia a companhia em busca de formas de economizar, o CIO deve pensar em fechar os drenos de sua unidade – consolidar data centers, criar um padrão para aplicações, adotar processos padronizados. Este é o momento de limitar a autonomia que causou a proliferação de sistemas e dificultou a gestão de informações.

3. Centralize a compra de equipamentos e serviços
Economize com o controle centralizado de negociação de licenças, acordos de manutenção e identificação de novos fornecedores. Ou, ao menos, ganhe com a adoção de governança de arquitetura para revisão e consultoria de novas compras ou renovação de contratos.

4. Evangelize os donos de processos
Os executivos das áreas de negócios querem acompanhar a estratégia da corporação. Mas a lealdade dos clientes é ameaçada quando cada unidade atua como uma empresa independente – com sites separados, cobrança independente e outros serviços diferenciados. Insista para que a empresa possua processos corporativos integrados e estabeleça métricas para os responsáveis que possam ser acompanhadas. Assim, será possível agilizar os projetos e melhorar a satisfação dos clientes.

5. Envolva-se
Quando o assunto é simplificação de processos ou a busca por formas inovadoras de reduzir custos ou gerar receita, a área de TI depende do CEO. Você pode ajudar encorajando a colaboração entre executivos “concorrentes”, fazendo perguntas e participando ativamente da priorização e da tomada de decisões.

Nós, de TI, queremos ajudar – mas precisamos do apoio do CEO para ter o foco correto. E este é o momento para isso.

Fonte: CIO UOL
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