Se relacionando durante negociações

Se relacionando durante negociações. Apostar em um bom relacionamento durante as negociações é sempre uma boa pedida, pois, com já ressaltamos em alguns tópicos anteriores, muito mais que um bom acordo, uma negociação eficaz também visa a manutenção do relacionamento havido entre as partes.

Dessa forma, temos que a forte inclinação para o alcance do fator “relacionamento” se funda em quatro aspectos, quais sejam:

· Manutenção da confiança – O nível de segurança que as partes depositam umas nas outras exerce forte influência sobre a abertura para acordos apropriados. Assim, manter a confiança no outro, e, ao mesmo tempo, se demonstrar sempre confiável à ele traz ótimos resultados para um salutar relacionamento negocial.

· Continuidade relacional – Manter a relação é primordial para os negócios futuros. Aqui vale a máxima de que é melhor ganhar pouco e sempre do que muito uma única vez. Logo, não tente levar todas as vantagens numa única negociação, pois pode ser a última.

· Necessidade do acordo viável – Par que um acordo alcançado seja cumprido sem óbices, faz-se necessário que as partes encontrem um denominador comum, com vantagens recíprocas e atendimento às necessidades reais de cada uma delas. Se o acordo não é viável, sua imposição não é legal e nem legítima.

· Exercício da diplomacia – Mais que habilidade para com o tratamento de questões delicadas, a diplomacia envolve a destreza para com o tratamento interpessoal sobre qualquer assunto. E isso faz do papel diplomático um importante aliado nas relações pessoais dadas em processos negociais. Os dicionários chegam a defini-la como sendo a “ciência ou arte de negociar, visando à defesa dos direitos e interesses”, ou ainda “a habilidade para negociar ou tratar outras pessoas”.

Em qualquer dos casos vimos sempre um ponto importante, qual seja, o tratamento que damos às pessoas. Logo, para bem negociarmos temos que saber manter uma relação de convivência em seu nível mais desejando, o que só é possível diante de honestidade, educação, polidez e cordialidade para com as pessoas com quem negociamos.

A solidificação destes quatro elementos norteará a construção de um excelente relacionamento entre as partes, proporcionando resultados bem mais justos e aceitáveis.

Fonte: Portal Educação
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *