Muitos dos nossos profissionais têm vasta experiência em ambientes de produção em plataforma Unix/Linux, o que naturalmente nos aproxima da comunidade de software livre, sem contar os inúmeros benefícios que estes softwares oferecem aos nossos clientes, especialmente no que diz respeito à redução dos custos com licenciamento e à liberdade para escolha dos fornecedores, uma vez que não há lock-in quando o código está a disposição de qualquer profissional.

OpenERP – Sistema ERP Open Source

[singlepic id=110 w=220 h=140 float=left] O Open ERP é a solução em gestão empresarial mais completa e flexível, com vários casos de sucesso nos mais diversos segmentos de negócios, afirmando assim sua eficiência. E o mais surpreendente, e um dos principais motivos deste sucesso, é que se trata de um projeto open source que conta com desenvolvedores espalhados pelo mundo; um projeto grandioso que vem vencendo desafios e promovendo uma verdadeira revolução. Você pode conhecer mais e se beneficiar com o OpenERP.

O projeto da localização brasileira é uma iniciativa para traduzir e adaptar os módulos nativos do OpenERP para atender às leis e regulamentações exigidas no Brasil, tendo como maiores desafios as necessidades fiscais, financeiras e contábeis. Alcançar uma maturidade na localização viabilizando a utilização do OpenERP no Brasil é a nossa missão, acreditamos que com a nossa iniciativa, as empresas brasileiras terão uma grande solução de gestão. Você também pode contribuir para que este objetivo se transforme em realidade

Veja mais sobre OpenERP:
OpenERP – Sistema ERP Open Source

 Ubuntu – Servidor Linux Open Source

[singlepic id=111 w=200 h=120 float=left]  Atualmente, em pesquisas realizadas em diversos provedores de serviços e datacenters mundiais, constatou-se que o Linux é o sistema operacional para servidor mais popular e mais usado no mundo. O servidor linux, que antes que apenas uma opção, passou a ser a primeira opção de escolha no provimento de muitos serviços para TI.

O crescimento no uso do Linux possui relação direta com o crescimento da Internet, e isto não é por acaso. As características deste sistema operacional criado por Linus Torvalds, fazem com que ele seja extremamente seguro e a escolha preferida para o fornecimento de serviços

  • Servidor Arquivos: veja neste artigo, como o linux pode ser efetivo nesta função, em ambiente totalmente linux ou híbridos.
  • Servidor Email: mais informações aqui sobre projetos de servidor de email, desde projetos mais simples até ambiente complexos de messaging, com clusterização.
  • Servidor DNS: para resolução de nomes, projetos de redundância, loadbalance, alta disponibilidade e segurança. Utilizando os recursos do DNSSEC, e gerência avançada.
  • Servidor Web: para aplicações web, seja utilizando Apache, ou outros servidores de aplicação como Tomcat, JBoss e outros. A BRLink atua fortemente em projetos de loadbalance e alta disponibilidade de serviços.
  • Servidor Banco de Dados: soluções especializadas em MySQL e PostgreSQL, para ambientes simples e complexos, com rotinas de replicação, cluster loadbalance.
  • Servidor Internet: utilizando recursos de roteamento avançado e módulos desenvolvidos de maneira personalizada, serviços de loadbalance e failover usando diversos links de internet simultâneos, filtragem de tráfego, serviços de proxy diversos para http e mensagens instantâneas.
  • Servidor Colaboração: serviços de colaboração usando Zimbra e outras ferramentas que possibilitam aos usuários o compartilhamento dos recursos de maneira inteligente.
  • Servidor VPN: usando o Linux como concentrador de VPN, fechando túneis com appliances e equipamentos diversos nas pontas.
  • Servidor Monitoramento: como utilizar o Linux para monitorar a estrutura de serviços e servidores, utilizando ferramentas como Nagios, Zabbix, Zenoss e outros.

PostgreSQL – Base de Dados Open Source

PostgreSQL é um poderoso sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional de código aberto.  Tem mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e uma arquitetura que comprovadamente ganhou forte reputação de confiabilidade, integridade de dados e conformidade a padrões.  Roda em todos os grandes sistemas operacionais, incluindo GNU/Linux, Unix (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64), e MS Windows. É totalmente compatível com ACID, tem suporte completo a chaves estrangeiras, junções (JOINs), visões, gatilhos e procedimentos armazenados (em múltiplas linguagens).  Inclui a maior parte dos tipos de dados do ISO SQL:1999, incluindo INTEGER, NUMERIC, BOOLEAN, CHAR, VARCHAR, DATE, INTERVAL, e TIMESTAMP.  Suporta também o armazenamento de objetos binários, incluindo figuras, sons ou vídeos.  Possui interfaces nativas de programação para C/C++, Java, .Net, Perl, Python, Ruby, Tcl, ODBC, entre outros

funcionalidades sofisticadas como o controle de concorrência multiversionado (MVCC, em inglês), recuperação em um ponto no tempo (PITR em inglês), tablespaces, replicação assíncrona, transações agrupadas (savepoints), cópias de segurança a quente (online/hot backup), um sofisticado planejador de consultas (otimizador) e registrador de transações sequencial (WAL) para tolerância a falhas.  Suporta conjuntos de caracteres internacionais, codificação de caracteres multibyte, Unicode e sua ordenação por localização, sensibilidade a caixa (maiúsculas e minúsculas) e formatação.  É altamente escalável, tanto na quantidade enorme de dados que pode gerenciar, quanto no número de usuários concorrentes que pode acomodar. Existem sistemas ativos com o PostgreSQL em ambiente de produção que gerenciam mais de 4TB de dados.  Alguns limites do PostgreSQL estão incluídos na tabela abaixo.
LimiteValor
Tamanho Máximo do Banco de Dados     Ilimitado
Tamanho máximo de uma Tabela     32 TB
Tamanho Máximo de uma Linha     1.6 TB
Tamanho Máximo de um Campo     1 GB
Máximo de Linhas por Tabela     Ilimitado
Máximo de Colunas por Tabela     250–1600 dependendo do tipo de coluna
Máximo de Índices por Tabela     Ilimitado

Python – Linguagem de Programação Open Source

Python é uma linguagem de programação de alto nível[5], interpretada, imperativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.[1] Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.

Empresas que usam python: Google, Yahoo, NASA, Walt Disney Feature Animation, Red Hat, Nokia, IBM, entre outras.