Investimento em equipes digitais

Investimento em equipes digitais. A decisão de romper com as práticas antigas deverá ser revertida rapidamente em uma vantagem competitiva, diz um estudo da Gartner

Estudos do Gartner com 151 executivos envolvidos na tomada de decisão ou no desenvolvimento de talentos para a implantaão de estratégias digitais nas corporações constatou uma preocupação crescente com a falta de mão de obra qualificada. Cerca de 90% deles acreditam que a busca por profissionais especializados vai significar o sucesso ou o fracasso das estratégias digitais.

“A próxima década vai além do uso da tecnologia para a automação de negócios, para posicionamento da tecnologia como um gerador de receita, a construção de mercados e identificação do cliente”, disse Diane Morello , vice-presidente do Gartner.

Segundo ela, quando as empresas têm estes objetivos em mente, o negócio digital torna-se real. O impacto do negócio digital é inegável. Por isso, as empresas precisam gerar novos modelos para tornar-se digital e mudar a maneira como os profissionais trabalham.

“Poucas coisas entraram na consciência dos gestores corporativos tão rapidamente quanto o negócio digital”, constata Diane. Em estudo recente do Gartner sobre “Talent on the Digital Frontier”, quase um em cada dois entrevistados disseram que sua estratégia digital de negócios é a sua estratégia de negócio ou pelo menos uma parte integrante da estratégia de negócios.

De acordo com a Diana, a estratégia digital cria valor e renda com base em ativos digitais. Ela vai além da automação para transformar processos, modelos de negócios e experiência do cliente, explorando conexões digitais entre sistemas, pessoas, lugares e coisas.

O negócio digital tornou-se rapidamente a língua franca dos negócios modernos. Para implementar a atividade de negócios digitais, o Gartner recomenda identificação dos principais atores estratégicos e proprietários da experiência em tecnologia, tanto dentro quanto fora da empresa.

É importante envolver a comunidade para iniciar uma prática de negócio digital que enriqueça a compreensão da empresa. Os CIOs que aprenderem a orquestrar seus  talentos através de múltiplos canais e ecossistemas globais são os que terão chances de disseminar rapidamente o conhecimento digital na empresa.

A demanda pelos negócios digitais está crescendo, especialmente entre CEOs e CIOs que temem que suas companhias fiquem para trás nas novas oportunidades competitivas, afirma Diane.

A preocupação deles é justificada. O negócio digital irá se concentrar quase que exclusivamente em novas fontes de renda, novos produtos, serviços, canais e informações para novos clientes.

Em 2 ou 3 anos, outras indicações sugerem que o negócio digital deixará de ser uma extensão do passado, para ser um caminho diferente. As metas para ganhos elevados não serão cumpridas se CIOs e gerentes seniores ignorarem os desafios culturais e organizacionais que acompanham o negócio digital, alerta a analista do Gartner.

Portanto, o mundo dos negócios digitais será mais do que um grande desafio para CIOs e outros gestores. Ele também abrirá oportunidades para o uso das tecnologias digitais para ir além dos limites da organização. Também cria um tecido de conhecimentos e experiências entre diferentes práticas e comunidades para entender e explorar novos modelos de trabalho.

Juntos, os CIOs gerentes de RH podem recrutar pessoas altamente qualificadas e talentosas e incorporá-las em suas equipes de trabalho, independentemente da sua localização ou de seus contratos de trabalho, aconselha, Diane. “Baseando-se apenas em táticas para encontrar, adquirir e desenvolver os conhecimentos, habilidades e competências de negócio digital, eles farão com que muitas empresas avancem.”

O impacto sobre as pessoas, talentos e a estratégia da equipe a longo prazo será grande. A decisão de romper com as práticas antigas deverá ser revertida rapidamente em uma vantagem competitiva.

Diane aconselha CIOs a trabalharem com os gerentes de RH para investigarem a orquestração de programas de aprendizagem e redesenho dos talentos necessários para construir conhecimento a partir de estratégidas digitais para o negócio.

O foco deve ser no recrutamento, desenvolvimento e implementação de equipes multidisciplinares e versáteis. A organização deve promover o envolvimento dos funcionários para aumentar as taxas de retenção, criando a uma estratégia digital.

Fonte: CIO

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *