Software traz devolta botão iniciar do W8

Software traz devolta botão iniciar do W8. A StartDock lançou nesta semana um programa que traz de volta o botão Iniciar à barra de tarefas, presente há 17 anos nos sistemas da Microsoft.

Uma desenvolvedora de softwares de personalização para Windows lançou nesta semana uma ferramenta gratuita que restaura o botão “”Iniciar” no Windows 8 Consumer Preview, disponibilizado na semana passada.

A StartDock, conhecida pelo seu programa de personalização WindowsBlinds, oferece para download a ferramenta gratuita chamada Start8. Para o usar o Start8 é preciso apenas se cadastrar no site da empresa.

No final de janeiro, rumores se espalharam na internet afirmando que a Microsoft havia abandona o botão Iniciar, presente nas edições do sistema operacional há 17 anos. Alguns usuários não gostaram da remoção do recurso e disseram que isso dificulta o uso do novo Windows.

Analistas de produtos, incluindo Preston Gralla, da Computerworld, também indicaram que o nível de usabilidade caiu em relação às edições anteriores devido à remoção deste menu.

A Microsoft lançou o botão Iniciar em 1995, no Windows 95, que teve uma grande transformação na interface de usuário em relação à versão anterior.

No lugar no Iniciar, o Windows 8 traz o chamado “hot corner” no canto inferior esquerdo da tela. Quando o o usuário clica ou toca na opção, a interface muda para a IU Metro e vice-versa.