Olimpíadas de Londres terão site para autenticar lojas online

A Locog, organizadora dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, anunciou a criação de um site que permite às pessoas verificar se o site no qual planejam comprar um ingresso é legítimo.
O site irá ao ar ao mesmo tempo que os 8,8 milhões de ingressos para os jogos começarão a ser vendidos, em 15 de março, informou a BBC.
Outros 2 milhões de ingressos serão oferecidos a partir de 9 de setembro, para os Jogos Paraolímpicos.

Interessados em comprar ingressos poderão verificar a autenticidade de um site simplesmente colando a URL dele  em uma caixa e, se o site for fraudulento, o comprador será redirecionado a um ponto de venda válido na web para seu país.

A Polícia Metropolitana de Londres tem uma unidade especializada – a Operação Pódio – pronta para lidar com cibercrimes ligados aos Jogos Olímpicos de 2012. A unidade já efetuou 37 prisões desde que foi montada, em junho de 2010.

Um de seus focos são os sites falsos que vendem ingressos para as Olimpíadas.

Para evitar uma sobrecarga nos sistemas, a organização dos Jogos planeja vender ingressos por sorteio – o processo de inscrição será mantido até 26 de abril, seis semanas depois do início das vendas.

Os organizadores também trabalham com a polícia para desenvolver um esquema legítimo para que as pessoas revendam e troquem ingressos pelo valor de face, para evitar o uso de cambistas.

“As pessoas serão capazes de revender seus ingressos pelo valor que pagaram. Será bem simples, claro e eficiente, disse o CEO da Locog, Paul Deighton, à BBC.